Pesquisa brasileira ratifica os benefícios do Mindful Eating

jul. 25, 2022

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que mais de um bilhão de pessoas sofrem com a obesidade em todo o mundo. Avalia-se que a doença, que é crônica e multifatorial, já atingiu níveis pandêmicos e que, até 2025, cerca de 167 milhões de pessoas ficarão menos saudáveis por estarem acima do peso ou obesas.

Com a intenção de buscar soluções para minimizar os danos causados por esse problema de saúde pública, o Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde – Mente Aberta, da Unifesp, tem se destacado na produção de estudos voltados para a comprovação da eficácia do protocolo Mindfulness-Based Eating Awareness Training (MB-EAT).

Nesse sentido, mais uma importante pesquisa foi publicada sobre os benefícios desse protocolo no tratamento da obesidade. Com o tema “Eficácia comparativa de programas de atenção plena e alimentação consciente entre mulheres com sobrepeso de baixa renda na atenção primária à saúde: um estudo pragmático controlado randomizado com resultados psicológicos, bioquímicos e antropométricos”, o estudo foi desenvolvido no projeto de pós-doutorado da profa. Vera Salvo, com orientação do Prof. Dr. Marcelo Demarzo. A pesquisa também contou com a Daniela Fernandez Curado, Adriana Sanudo, Jean Kristeller (pesquisadora estado-unidense, criadora do protocolo), Mariana Cabral Schveitzer, Maria Lucia Favarato e Walkiria Isidoro.

O estudo contou com a participação de 284 mulheres adultas, de baixa renda, com índice de massa corporal (IMC) ≥ 25 a < 40), que estavam recebendo atenção primária à saúde, no estado de São Paulo, no Brasil. Elas foram divididas em 3 grupos: controle, atenção plena e alimentação consciente.

Durante 10 semanas foram aferidos os efeitos apresentados em cada um dos grupos. Nesse período foram colhidas as medidas antropométricas e de composição corporal, além da aplicação de medidas psicométricas e a realização de exames bioquímicos na pré-intervenção, pós-intervenção e após 3 meses.

Além disso, foram estimados os coeficientes de regressão entre a análise dos participantes aderentes (por protocolo: PP) e entre os de todos os participantes randomizados para tratamento (intenção de tratar: ITT), bem como a imputação múltipla (MI).

Ao final do estudo, foi evidenciado que ambos os grupos apresentaram melhora no comportamento alimentar e redução da compulsão alimentar tanto no período pós-intervenção quanto no acompanhamento, mas sem alterações significativas no peso ou na maioria dos testes biológicos.

 

A publicação completa (em inglês) pode ser consultada aqui.

Saiba mais sobre Mindful Eating e o Programa de treinamento de consciência alimentar de 12 semanas MB-EAT aqui.


Compartilhe

LEIA TAMBÉM

21 mar., 2024
Ao contrário do que muitos imaginam, Mindfulness não é só meditação ou uma prática para "esvaziar a mente" e se livrar de sofrimentos. Na verdade, Mindfulness é um estado natural da mente, acessível a qualquer pessoa, independente de gênero, idade, situação econômica ou social. Esse estado consiste no exercício de vivenciar o momento presente com mais foco e consciência, intencionalmente, numa atitude de maior aceitação e menos pré-julgamentos. Com impacto em diversos aspectos da qualidade de vida, Mindfulness é uma ferramenta poderosa no tratamento e prevenção de diversas doenças, alívio dos sintomas de depressão, estresse, ansiedade e dores crônicas, além de um rico instrumento para o desenvolvimento de lideranças e a sustentabilidade educacional e organizacional. PERGUNTAS MAIS FREQUENTES Mindfulness é religião? Não. Técnicas de Mindfulness são desprovidas de qualquer conteúdo religioso ou sectário. Com origem em diversas tradições culturais, religiosas e filosóficas, as práticas de Mindfulness, assim como outras práticas contemplativas ou meditativas, têm sido cada vez mais integradas a clínica contemporânea, principalmente na medicina e psicologia, com base em evidências científicas sobre os seus benefícios. Em quais situações podemos utilizar Mindfulness? Os programas baseados em Mindfulness são indicados como terapias auxiliares em casos de: Ansiedade e depressão; Dor crônica; Dependência de álcool, tabaco e outras drogas; Quadros orgânicos de hipertensão, diabetes, AIDS e doenças inflamatórias intestinais; Obesidade e sobrepeso; Sintomas de “Burnout” (síndrome do esgotamento profissional); Transtornos mentais em geral. Qual o sentido de "aceitação" em Mindfulness? É importante ressaltar que aceitação em Mindfulness não é resignação, e sim olhar a realidade como ela se apresenta, sem julgá-la ou reagir a ela no “piloto automático”, permitindo uma resposta mais efetiva (e menos reativa ou impulsiva) aos fatores de estresse do dia a dia. O que são IBM'S? As Intervenções Baseadas em Mindfulness (IBM) têm sido progressivamente aplicadas e reconhecidas como terapêuticas seguras, eficazes e efetivas, tanto para pessoas portadoras de doenças ou transtornos emocionais e mentais, como para indivíduos saudáveis, no âmbito da promoção e prevenção da saúde.
um livro chamado a ciência da compaixão tem uma flor de lótus na capa
Por Mente Aberta 08 mar., 2024
Livro com o título La Ciencia de la Compasión
uma mulher está digitando em um laptop em uma mesa.
Por Vanessa Costa Lima 24 mai., 2023
Vamos começar te contando que há comprovação científica para a melhoria da saúde mental e da performance em ambientes corporativos onde se estimula a prática de Mindfulness. Mindfulness pode ser entendido como um treinamento do “músculo” da atenção, deixando nossa mente mais focada e menos dispersa no dia a dia, com mais consciência e menos […] O post Você se preocupa com a saúde mental no ambiente corporativo? apareceu primeiro em Mente Aberta Mindfulness Brasil.
TODAS AS LEITURAS
Share by: