Com o título “Treinamento ajudou voluntários a aprenderem a lidar melhor com a dor”, o jornal Correio Braziliense publicou matéria baseada em uma pesquisa conduzida pela Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, e divulgada recentemente na revista The American Journal of Psychiatry, sobre os efeitos benéficos do treinamento de Mindfulness no controle da dor.
Assinada pela jornalista Maria Laura Giuliani, a matéria apresenta dados do estudo cientifico que aponta que a atenção plena pode auxiliar pacientes a reagirem melhor à dor. Para chegar à conclusão, os cientistas analisaram respostas neurais de dois grupos de indivíduos submetidos a um mesmo estímulo — a exposição ao calor na região do antebraço. Antes do experimento, uma parte havia participado de um curso intensivo de atenção plena com duração de oito semanas. A outra, não. Todos foram submetidos a um exame de ressonância magnética funcional durante o teste.
Pioneiro em Mindfulness no Brasil, o Prof. Dr. Marcelo Demarzo concedeu entrevista ao jornal sobre os efeitos benéficos do treinamento de Mindfulness no controle da dor. Dr Marcelo esclareceu que as dores físicas são geradas pelos nervos e filtradas pelo cérebro, atuando como um modulador de sensações. Isso indica que não se trata de “sentir menos dor” e, sim, como cada um a percebe e a suporta.”Às vezes, a pessoa não quer encarar a dor. Ela toma álcool, come ou faz exercícios em excesso, o que acaba prejudicando o quadro. Então, quem pratica atenção plena regularmente acaba se relacionando com a dor de maneira mais positiva.”, afirmou Demarzo.
Conheça todos os benefícios do treinamento de Mindfulness, participando dos nossos programas baseados no Protocolo MBHP, uma excelente opção para quem deseja embarcar em uma jornada de autoconhecimento, promoção da saúde e qualidade de vida.
Para ler a matéria completa, acesse
O post Estudo comprova efeitos benéficos do treinamento de Mindfulness no controle da dor apareceu primeiro em Mente Aberta Mindfulness Brasil.