Desmotivado no trabalho?Mindfulness ajuda aencontrar propósito

Desmotivado no trabalho?Mindfulness ajuda a encontrar propósito



Ter um senso de propósito na vida é essencial para o bem-estar, e vale o mesmo para o nosso trabalho. Reflexões como “será que há outros caminhos em minha vida profissional diferentes de apenas ficar aqui ganhando dinheiro, sem nenhum sentido” podem indicar que estamos longe de nosso senso de propósito profissional.

Outros sinais de falta de senso de propósito no trabalho podem ser sentir-se pouco desafiado, frequentemente cansado ou desinteressado em relação às atividades do trabalho.

Por outro lado, ter um bom senso de propósito profissional faz nos sentirmos apaixonados pelo o que fazemos, mais inovadores e comprometidos. Em geral, o propósito profissional está em equilíbrio com o propósito pessoal. Existem muitas maneiras de nos aproximarmos de nosso senso de propósito no trabalho, e mindfulness (saiba mais, clicando aqui) pode ser uma dessas ferramentas.

Os estudos mostram que mindfulness pode ajudar de várias maneiras, por exemplo, proporcionando uma vida no trabalho mais significativa, através do que chamamos de reavaliação cognitiva (reinterpretação dos fatores de estresse), e da capacidade de
apreciar melhor os aspectos positivos das atividades no trabalho (“saborear”).

Na reavaliação ou reinterpretação cognitiva, pode-se, através de mais flexibilidade psicológica, atribuir novos significados aos fatores de estresse e situações desconfortantes no trabalho, reconsiderando-as de maneira mais positiva, no sentido de gerarem aprendizagem e evolução profissional.

A atenção plena também permite a “desintoxicação” (“descentramento”, “distância de segurança” ou metacognição) de pensamentos e emoções automáticas e negativas, permitindo uma visão mais em panorama do contexto, favorecendo o surgimento de novos insights sobre a situação e a tomada de decisão mais consciente em relação ao trabalho atual, o que pode incluir a escolha de outras atividades ou mesmo locais de trabalho, quando possível e necessário.

Vamos praticar?

Referência:

Calia, Oliveira & Demarzo. Mindfulness and Theory U for the Professional Sense of Purpose. Revista de Administração do Mackenzie, 2018.

Para saber mais:

www.mindfulnessbrasil.com (Mente Aberta – Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde – UNIFESP)

www.webmindfulness.com (WebMindfulness – Grupo de Pesquisa Coordenado pelo Prof. Javier García-Campayo – Universidad de Zaragoza, informações em espanhol)

www.umassmed.edu/cfm (Centro de Meditação “Mindfulness” na Medicina, Universidade de Massachusetts, Estados Unidos, informações em inglês)

 

Fonte: Uol

Todos os direitos reservados © 2019 - 2020

Site desenvolvido por