Mindfulness Brasil

Mindfulness aumenta a concentração nos estudos escolares “em casa”



Praticar mindfulness (atenção plena) com as crianças e adolescentes aumenta a concentração nos estudos e ajuda os pais a lidarem com a “escola dentro de casa” em tempos de coronavírus

A atenção plena é uma técnica mental classicamente associada ao combate do estresse no dia a dia. Mas cada vez mais escolas têm oferecido essas técnicas para as crianças e adolescentes.

E essas mesmas técnicas podem ser aplicadas agora dentro de casa, já que uma boa parte das crianças e adolescentes estão estudando em domicílio, com o apoio dos pais.

De acordo com os estudos e a experiência do Projeto “Mindfulness in Schools”, uma referência em toda a Inglaterra e Reino Unido, e que desenvolve currículos para uso em escolas públicas e privadas, a técnica pode ajudar na concentração, auxiliando as crianças a direcionarem sua atenção para a tarefa ou atividade que estão desempenhando naquele momento – em vez de ficarem com a “mente viajando” ou sobrecarregadas de preocupação com o que aconteceu ou pode acontecer.

Além da maior concentração e consequente melhoria nas notas, as pesquisas científicas observaram efeitos positivos do uso da atenção plena na saúde mental, qualidade do sono e no bem-estar de crianças e adolescentes que passam pelo treinamento.

A prática da atenção plena, quando feita de maneira regular, está associada à melhora da atenção, redução da percepção de estresse, melhora do reconhecimento e regulação dos sentimentos e emoções (em especial, as negativas como a raiva e o medo excessivo), aumentando também a capacidade de empatia e compaixão das crianças e adolescentes na convivência com os colegas e familiares.

Esses benefícios são observados mesmo em “micro-sessões” de alguns minutos, com exercícios lúdicos (em tom de brincadeira) e que podem ser aplicados pelos próprios professores e pais.

 

Para ajudar no desenvolvimento da concentração, Demarzo selecionou três técnicas simples para seu blog no VivaBem, do UOL. Acesse o link e saiba quais são elas. 

Todos os direitos reservados © 2019 - 2020

Site desenvolvido por