A incorporação de mindfulness nos tratamentos para dependência de álcool e outras drogas ajuda as pessoas a lidarem melhor com as fissuras e com o risco de recaída
Existe uma relação inversa entre a prática regular da atenção plena (saiba mais sobre o que é mindfulness) e os comportamentos de abuso ou dependência de substâncias como álcool, tabaco e maconha.
Pessoas que passam por treinamento em mindfulness têm efeitos positivos na redução da frequência e da gravidade do abuso de álcool e outras drogas, como também da intensidade do anseio agudo, muitas vezes quase incontrolável, pelo uso da substância, que chamamos de fissura.
Em especial, existem pesquisas bem elaboradas mostrando que o treinamento em atenção plena é bastante eficaz para ajudar a parar de fumar, sendo particularmente efetivo quando realizado na fase de manutenção do tratamento, para evitar recaídas.
O Programa conhecido como MBRP (Mindfulness-based Relapse Prevention), assim como os outros programas de mindfulness (conheça o programa original chamado MBSR) também é composto por oito sessões, ao longo de 2 meses. O protocolo foi desenvolvido por um dos “papas” das pesquisas e das intervenções psicológicas sobre a dependência de substâncias, o americano Alan Marlatt.
O objetivo do programa é ajudar os pacientes a reconhecerem situações de alto risco de consumo abusivo de álcool e outras drogas, e a se prepararem melhor para lidarem com elas.
A inclusão de mindfulness neste programa se deve ao fato de ser uma abordagem mais compassiva em relação ao problema, enfatizando a aceitação em vez de culpa e vergonha.
O treinamento em mindfulness serve então para que as pessoas com dependência possam observar as experiências com as drogas de modo mais consciente e sem excesso de autocrítica, que em geral piora a situação, e gera mais dependência e recaídas. A pessoa fica mais consciente de seus estados emocionais e fisiológicos, dando-lhe condições de identificar os estados internos que disparam a fissura e as recaídas.
No Brasil, existe um centro de pesquisa e formação dedicado a esse protocolo dentro da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o MBRP Brasil (conheça o Centro MBRP Brasil).
Vamos praticar?
Se você tem alguma dúvida ou curiosidade sobre mindfulness, atenção plena, ou neurociência do comportamento, por favor me escreva que terei prazer em abordar seu tema em textos futuros: demarzo@unifesp.br
Garcia-Campayo & Demarzo ¿Qué sabemos del mindfulness? Editoral Kairós, 2018.
www.mindfulnessbrasil.com (Mente Aberta – Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde – UNIFESP)
www.goamra.org (American Mindfulness Research Association, Estados Unidos, informações em inglês)
www.umassmed.edu/cfm (Centro de Meditação “Mindfulness” na Medicina, Universidade de Massachusetts, Estados Unidos, informações em inglês)
O post Mindfulness ajuda dependentes de álcool ou drogas a lidar com a fissura apareceu primeiro em Mente Aberta Mindfulness Brasil.