Além dos benefícios gerais para a saúde e qualidade de vida, a prática de Mindfulness ajuda a melhorar a performance de esportistas amadores e profissionais
Tem sido cada vez mais comum que esportistas de alto nível e equipes esportivas usem mindfulness (saiba o que é mindfulness) como ferramenta para a melhora da qualidade de vida e performance. Atletas como Novak Djokovic (tênis) e equipes como o Seattle Seahawk (NFL) e o Golden State Warriors (NBA) são exemplos sempre citados.
Os estudos apontam que as práticas e programas de mindfulness podem ajudar os esportistas de várias maneiras: do ponto de vista físico, prevenindo lesões pela melhora da propriocepção (consciência das sensações internas corporais) e da qualidade do sono, o que ajuda na recuperação muscular.
Do ponto de vista psicológico, diminuindo as ruminações mentais (pensamentos repetitivos), melhorando o manejo do “medo de falhar” nos atos esportivos, e lidando de maneira mais eficaz como o “self-talking” negativo, aquela voz interna autocrítica ou depreciativa que com frequência nos faz desistir precocemente do treinamento e da competição esportiva.
No Brasil, a Seleção Brasileira Paralímpica de Bocha iniciou em julho de 2019, junto ao Centro Mente Aberta (UNIFESP), um treinamento de Mindfulness. O projeto também fará parte de uma pesquisa de mestrado sobre o protocolo “Mindfulness-Based Health Promotion” (MBHP) aplicado ao esporte de alto rendimento. O principal objetivo é a melhora da performance durante os jogos Paralímpicos de Tóquio, em especial melhorado a resiliência mental. O mesmo tipo de treinamento já havia sido aplicado pelo Centro Mente Aberta na Seleção Brasileira de Handebol, que disputou as Olimpíadas de 2016, no Rio.
Outra forma eficaz de levar mindfulness para nosso dia a dia é através dos exercícios físicos. As pesquisas mostram que levar mindfulness para os exercícios pode aumentar a eficiência dos mesmos, e que os próprios exercícios físicos podem aumentar os níveis de mindfulness.
Dentro dos cursos clássicos de mindfulness, algumas das práticas mais comuns são as que usam o movimento corporal como “âncora” ou ponto de apoio para o treinamento da atenção, como os “movimentos com atenção plena” (mindful movements) e a “caminhada com atenção plena” (mindful walking).
Então, por que não usar a nossa própria prática regular de exercícios como uma prática de mindfulness? É exatamente essa a ideia, e alguns estudos já demonstraram que isso é possível, ou seja, que os exercícios físicos regulares também melhoram os níveis de mindfulness de quem os pratica, e assim podemos ter ambos benefícios, do próprio exercício, e os do aumento dos níveis de mindfulness, como melhora da atenção, concentração e da saúde mental.
A principal dica é realizar os exercícios físicos de maneira consciente, presente nas sensações do próprio corpo durante a maior parte da atividade, observando, ao mesmo tempo, quando nossa atenção se distrai em pensamentos e imagens mentais, voltando novamente às sensações corporais sempre que necessário. Para que isso seja possível, é importante evitar a multitarefa ao praticarmos exercícios físicos, ou seja, evitar distrações como ver TV, ler jornal, conversar (ou tudo ao mesmo tempo), e assim aproveitaremos a atividade física como prática de atenção plena, ampliando seus benefícios.
Assim, da próxima vez que praticar exercícios ou esportes, lembre-se da possibilidade de levar mindfulness às essas atividades, ou melhor, de praticar as duas coisas de forma integrada, ampliando seus resultados.
Vamos praticar?
Se você tem alguma dúvida ou curiosidade sobre mindfulness, atenção plena, ou neurociência do comportamento, por favor me escreva que terei prazer em abordar seu tema em textos futuros: demarzo@unifesp.br
– Effects of Mindfulness Practice on Performance-Relevant Parameters and Performance Outcomes in Sports: A MetaAnalytical Review. Acessível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28664327
– Mindfulness may both moderate and mediate the effect of physical fitness on cardiovascular responses to stress: a speculative hypothesis. Acessível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24723891
www.mindfulnessbrasil.com (Mente Aberta – Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde – UNIFESP)
www.goamra.org (American Mindfulness Research Association, Estados Unidos, informações em inglês)
www.umassmed.edu/cfm (Centro de Meditação “Mindfulness” na Medicina, Universidade de Massachusetts, Estados Unidos, informações em inglês)
O post Atletas de alto nível usam mindfulness para melhorar a performance apareceu primeiro em Mente Aberta Mindfulness Brasil.