Como mindfulness ajuda a melhorar o desempenho nos esportes?

Como mindfulness ajuda a melhorar o desempenho nos esportes?



Como citei anteriormente, uma forma eficaz de levar mindfulness para nosso dia a dia é através dos exercícios físicos e das atividades esportivas. As pesquisas mostram que levar a atenção plena para os exercícios pode aumentar a eficiência dos mesmos, e que os próprios exercícios físicos podem aumentar os níveis de mindfulness. Além disso, esportistas amadores ou de alta performance (atletas profissionais) também podem se beneficiar das práticas e programas de mindfulness. Vejamos como:

 

Mindfulness e Exercícios Físicos

Dentro dos cursos clássicos de mindfulness, algumas das práticas mais comuns são as que usam o movimento corporal como “âncora” ou ponto de apoio para o treinamento da atenção, como os “movimentos com atenção plena” (mindful movements) e a “caminhada com atenção plena” (mindful walking).

Então, por que não usar a nossa própria prática regular de exercícios como uma prática de mindfulness? É exatamente essa a ideia, e alguns estudos já demonstraram que isso é possível – ou seja, que os exercícios físicos regulares também melhoram os níveis de mindfulness de quem os pratica, e assim podemos ter ambos benefícios, do próprio exercício, e os do aumento dos níveis de mindfulness, como melhora da atenção, concentração e da saúde mental.

Mas como praticar atividade física com atenção plena? A principal dica é realizar os exercícios físicos de maneira consciente, presente nas sensações do próprio corpo durante a maior parte da atividade, observando, ao mesmo tempo, quando nossa atenção se distrai em pensamentos e imagens mentais, voltando novamente às sensações corporais sempre que necessário. Para que isso seja possível, é importante evitar a multitarefa ao praticarmos exercícios físicos, como ver TV, ler jornal, conversar (ou tudo ao mesmo tempo) e, assim, aproveitaremos a atividade física como prática de atenção plena, ampliando seus benefícios.

 

Mindfulness nos Esportes

Tem sido cada vez mais comum que esportistas de alto nível e equipes esportivas usem mindfulness como ferramenta para a melhora da qualidade de vida e performance. Atletas como Novak Djokovic (Tênis), e equipes como o Seattle Seahawk (NFL) são exemplos sempre citados.

Mas como mindfulness pode ajudar na performance esportiva? Os estudos apontam que as práticas e programas de mindfulness podem ajudar os esportistas de várias maneiras: do ponto de vista físico, prevenindo lesões pela melhora da propriocepção (consciência das sensações internas corporais) e da qualidade do sono, o que ajuda na recuperação muscular; e do ponto de vista psicológico, diminuindo as ruminações mentais (pensamentos repetitivos), melhorando o manejo do “medo de falhar” nos atos esportivos, e lidando de maneira mais eficaz como o “self-talking” negativo, aquela voz interna autocrítica ou depreciativa que com frequência nos faz desistir precocemente do treinamento e da competição esportiva.

Assim, da próxima vez que praticar exercícios ou esportes, , lembre-se da possibilidade de levar mindfulness às essas atividades, ou melhor, de praticar as duas coisas de forma integrada, ampliando seus resultados.

 

 

Fonte – Mindfulness Para Todo Dia

Todos os direitos reservados © 2019 - 2020

Site desenvolvido por