Em todo o mundo, mais de 90% das pessoas obesas que seguem dietas para perda de peso não conseguem manter sua perda de peso a longo prazo. Para preencher essa lacuna, intervenções baseadas em Mindfulness com foco na alimentação consciente são terapias promissoras para abordar esse problema desafiador de saúde pública.
No final de 2021, o Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde – Mente Aberta, da Unifesp, publicou uma pesquisa com intuito de verificar os efeitos do protocolo Mindfulness-Based Eating Awareness Training (MB-EAT) explorando dados quantitativos e qualitativos coletados de mulheres brasileiras.
A pesquisa, que foi projeto piloto do pós-doutorado da profa. Vera Salvo supervisionada pelo Prof Dr Marcelo Demarzo, contou com a colaboração de Adriana Sanudo, Jean Kristeller (pesquisadora estado-unidense, criadora do protocolo), Mariana Cabral Schveitzer, Patricia Martins e Maria Lucia Favarato. Quatro grupos MB-EAT foram oferecidos semanalmente ao longo de 12 semanas e as avaliações pré e pós-intervenção incluíram o índice de massa corporal (IMC) e medidas de auto-relato de ansiedade, depressão, atenção plena, autocompaixão e comportamento alimentar.
Participaram do estudo 34 mulheres adultas, das quais 20 completaram a intervenção. Quatro grupos MB-EAT foram oferecidos por12 semanas e as avaliações pré e pós-intervenção incluíram o índice de massa corporal e medidas de auto-relato de ansiedade, depressão, atenção plena, autocompaixão e comportamento alimentar.
O estudo demonstrou uma diminuição significativa no comportamento alimentar problemático e um aumento na atenção plena, bem como uma diminuição na ansiedade. Todas as participantes que haviam pontuado no nível de risco para transtornos alimentares diminuíram sua pontuação abaixo do nível de risco.
Durante o processo, também foi possível observar o desenvolvimento da percepção interna dos sinais do corpo, bem como o autoconhecimento comportamental.
Inicialmente, os participantes estavam extremamente focados na perda de peso, mas com o passar das semanas, um olhar mais amplo sobre o programa e todos os benefícios relacionados a ele, como aumento da qualidade de vida, autoaceitação, melhora do relacionamento consigo mesmas, com seus corpos e com os alimentos também foram notados.
Embora o simples emagrecimento não fosse o principal foco da pesquisa, houve uma diminuição média significativa no peso das participantes, de 1,9 ± 0,6 kg do pré para o pós-intervenção.
Para mais informações sobre o curso de Mindful Eating no protocolo MB-EAT e MBHP: Consulte aqui.
Acesse a publicação completa (em inglês) aqui.
O post Benefícios de Mindful Eating são foco de nova pesquisa científica apareceu primeiro em Mente Aberta Mindfulness Brasil.