Praticar mindfulness regularmente previne lesões em atletas profissionais

jun. 12, 2020

Por Marcelo Demarzo para o Viva Bem



Uma pesquisa recente, confirmando estudos anteriores, mostrou cientificamente que a prática regular de mindfulness pode prevenir lesões em atletas profissionais de alto desempenho.

Por um ano, cientistas acompanharam um total de 168 jogadores profissionais de futebol (jovens, do sexo masculino), comparando a participação num treinamento em mindfulness, com a participação num curso sobre a psicologia das lesões esportivas.

Os resultados foram positivos e consistentes a favor de mindfulness. Os atletas que introduziram mindfulness regularmente em sua rotina de treinamento apresentaram um menor número de lesões, e menos dias perdidos de treinamentos e competições devido às lesões esportivas.

Além disso, os atletas “mindfulneiros” também apresentaram uma melhora na capacidade de controle da atenção, e menores níveis de ansiedade e estresse relacionados à atividade esportiva.


Mindfulness nos Esportes

Uma das primeiras aplicações de mindfulness, ainda no começo da década de 1990, foi em esportistas e equipes profissionais norte-americanas de alto nível, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e a performance dos atletas.

O caso de sucesso do time de basquetebol do Chicago Bulls, no período do auge de rendimento esportivo de atletas como Michael Jordan é sempre citado. Hoje em dia muitos atletas incorporam mindfulness em sua rotina como Novak Djokovic (Tênis), e equipes como o Seattle Seahawk (NFL) e o Golden State Warriors (NBA).


Mas como mindfulness pode ajudar na performance esportiva?

Além do impacto positivo na prevenção de lesões, os estudos também apontam que as práticas e programas de mindfulness podem ajudar os esportistas na melhora da propriocepção (consciência das sensações internas corporais, incluindo a melhor percepção das emoções), na melhor qualidade do sono, e na diminuindo as ruminações mentais (pensamentos repetitivos negativos, como o “medo de falhar” nos atos esportivos), aumentando consequentemente a qualidade de vida e a performance dos atletas.

Os mesmos benefícios valem também para atletas amadores e praticantes de exercício físico em geral. Assim, da próxima vez que praticar exercícios ou esportes, lembre-se da possibilidade de levar mindfulness às essas atividades, ou melhor, de praticar as duas coisas de forma integrada, ampliando seus resultados.

Referência: Demarzo & Garcia-Campayo. Manual Prático de Mindfulness: curiosidade e aceitação. Editora Palas Athena, 2015.


Compartilhe

LEIA TAMBÉM

21 mar., 2024
Ao contrário do que muitos imaginam, Mindfulness não é só meditação ou uma prática para "esvaziar a mente" e se livrar de sofrimentos. Na verdade, Mindfulness é um estado natural da mente, acessível a qualquer pessoa, independente de gênero, idade, situação econômica ou social. Esse estado consiste no exercício de vivenciar o momento presente com mais foco e consciência, intencionalmente, numa atitude de maior aceitação e menos pré-julgamentos. Com impacto em diversos aspectos da qualidade de vida, Mindfulness é uma ferramenta poderosa no tratamento e prevenção de diversas doenças, alívio dos sintomas de depressão, estresse, ansiedade e dores crônicas, além de um rico instrumento para o desenvolvimento de lideranças e a sustentabilidade educacional e organizacional. PERGUNTAS MAIS FREQUENTES Mindfulness é religião? Não. Técnicas de Mindfulness são desprovidas de qualquer conteúdo religioso ou sectário. Com origem em diversas tradições culturais, religiosas e filosóficas, as práticas de Mindfulness, assim como outras práticas contemplativas ou meditativas, têm sido cada vez mais integradas a clínica contemporânea, principalmente na medicina e psicologia, com base em evidências científicas sobre os seus benefícios. Em quais situações podemos utilizar Mindfulness? Os programas baseados em Mindfulness são indicados como terapias auxiliares em casos de: Ansiedade e depressão; Dor crônica; Dependência de álcool, tabaco e outras drogas; Quadros orgânicos de hipertensão, diabetes, AIDS e doenças inflamatórias intestinais; Obesidade e sobrepeso; Sintomas de “Burnout” (síndrome do esgotamento profissional); Transtornos mentais em geral. Qual o sentido de "aceitação" em Mindfulness? É importante ressaltar que aceitação em Mindfulness não é resignação, e sim olhar a realidade como ela se apresenta, sem julgá-la ou reagir a ela no “piloto automático”, permitindo uma resposta mais efetiva (e menos reativa ou impulsiva) aos fatores de estresse do dia a dia. O que são IBM'S? As Intervenções Baseadas em Mindfulness (IBM) têm sido progressivamente aplicadas e reconhecidas como terapêuticas seguras, eficazes e efetivas, tanto para pessoas portadoras de doenças ou transtornos emocionais e mentais, como para indivíduos saudáveis, no âmbito da promoção e prevenção da saúde.
um livro chamado a ciência da compaixão tem uma flor de lótus na capa
Por Mente Aberta 08 mar., 2024
Livro com o título La Ciencia de la Compasión
uma mulher está digitando em um laptop em uma mesa.
Por Vanessa Costa Lima 24 mai., 2023
Vamos começar te contando que há comprovação científica para a melhoria da saúde mental e da performance em ambientes corporativos onde se estimula a prática de Mindfulness. Mindfulness pode ser entendido como um treinamento do “músculo” da atenção, deixando nossa mente mais focada e menos dispersa no dia a dia, com mais consciência e menos […] O post Você se preocupa com a saúde mental no ambiente corporativo? apareceu primeiro em Mente Aberta Mindfulness Brasil.
TODAS AS LEITURAS
Share by: