De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 264 milhões de pessoas sofrem de depressão; os transtornos de ansiedade afetam mais de 275 milhões de pessoas no planeta.
Embora a medicação e a terapia sejam frequentemente recomendadas como opções de tratamento, também existem várias atividades naturais que podem ajudar a aliviar os sintomas de ansiedade e depressão.
Neste blog, você vai saber mais sobre como o Mindfulness, meditação exercícios físicos, boa nutrição e outras atividades naturais podem melhorar seu bem-estar mental.
Ao final deste blog post, temos um convite especial para que você tenha mais bem-estar e qualidade de vida! Vamos lá?
Mas antes de começarmos, vamos conhecer melhor as particularidades do Mindfulness e da meditação?
Nos últimos anos, as práticas do Mindfulness, também chamado de atenção plena, e meditação ganharam popularidade por seu potencial de melhorar o bem-estar mental e emocional.
No entanto, muitas vezes há confusão sobre as diferenças e semelhanças entre as duas práticas. Vamos saber mais sobre cada uma?
Mindfulness é a prática de prestar atenção ao momento presente sem julgamento.
Trata-se de um processo de trazer consciência para as sensações, pensamentos e emoções que surgem no momento presente e observá-los sem julgamento.
A atenção plena pode ser praticada de várias maneiras: por meio de meditação, exercícios respiratórios ou simplesmente estando mais presente nas atividades cotidianas.
Meditação é um termo mais geral que se refere a uma ampla gama de práticas destinadas a promover relaxamento, foco e autoconsciência.
Para a prática da meditação a pessoa deve ficar em silêncio e focar a mente, muitas vezes concentrando-se na respiração ou repetindo um mantra.
A meditação tem muitas tradições diferentes, como a meditação budista, a meditação transcendental ou a meditação da bondade amorosa.
Embora o Mindfulness e a meditação sejam frequentemente usadas de forma conjunta, existem algumas diferenças importantes entre as duas práticas. Por exemplo:
– A atenção plena é um componente da meditação. Embora possa ser praticada por conta própria, também é um componente-chave de muitos tipos diferentes de meditação. Por exemplo, no Mindfulness, o foco está no desenvolvimento de uma consciência sem julgamento do momento presente;
– Meditação é um termo mais amplo do que o Mindfulness. Embora a atenção plena seja um tipo de meditação, existem muitos outros tipos de meditação que não envolvem necessariamente a atenção plena. Por exemplo, alguns tipos de meditação se concentram em visualizações ou na repetição de mantras.
A atenção plena é frequentemente usada como uma ferramenta para reduzir o estresse. As práticas de atenção plena demonstraram ajudar a reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão.
Embora a meditação também possa ser usada para esses propósitos, muitas vezes é vista como uma ferramenta mais geral para a autoconsciência e o crescimento pessoal.
As duas práticas trabalham com o “trazer consciência para o momento presente”. Quer você esteja praticando Mindfulness ou meditação, o objetivo é focar sua atenção neste momento.
Elas também podem ser usadas para melhorar o bem-estar mental e emocional. A atenção plena e a meditação ajudam a reduzir o estresse, melhorar o humor e promover uma maior sensação de calma e relaxamento.
E mais: tanto o Mindfulness quanto a meditação requerem a prática regular para obtenção de benefícios.
A meditação é uma prática que tem sido usada há séculos para promover o bem-estar físico e mental.
É uma técnica que envolve focar sua mente em um determinado objeto, pensamento ou atividade para alcançar um estado de relaxamento e paz interior.
Embora a meditação seja frequentemente associada à espiritualidade e às práticas religiosas, também foi considerada uma ferramenta poderosa no controle da ansiedade e da depressão.
Esta prática também pode ajudar a reduzir o estresse, ajudar a controlar as emoções, aumentar a autoconsciência, melhorar o sono e as funções cerebrais.
Mindfulness é a prática de estar presente no momento, sem julgamento. Envolve prestar atenção aos seus pensamentos, sentimentos e sensações físicas e aceitá-los sem tentar mudá-los.
A atenção plena pode ajudar a reduzir os sintomas de ansiedade e depressão, ajudando os indivíduos a manter o foco no momento presente, em vez de ficar se lembrando do passado ou se preocupando demais com o futuro.
Estudos científicos demonstraram que a atenção plena pode realmente proporcionar benefícios significativos para a saúde mental e física. Veja!
Um dos benefícios mais comprovados da atenção plena é sua capacidade de reduzir o estresse e a ansiedade.
Em um estudo da Universidade de Boston, os pesquisadores descobriram que as práticas de Mindfulness foram eficazes na redução dos sintomas de ansiedade e depressão e melhorar o bem-estar psicológico geral.
A atenção plena também foi citada em um estudo como prática para melhorar a atenção e a função cognitiva. Em um estudo publicado na revista Frontiers in Human Neuroscience, os pesquisadores descobriram que apenas quatro dias de meditação Mindfulness melhoraram a capacidade dos participantes de manter a atenção e reduzir a divagação. Outro estudo descobriu que oito semanas de atenção plena levaram a melhorias na memória de trabalho e na flexibilidade cognitiva.
A atenção plena também foi considerada útil na redução dos sintomas da dor crônica. Em um estudo da Universidade da Pennsylvania (EUA), pacientes com dor lombar crônica submetidos a uma intervenção baseada em Mindfulness de oito semanas relataram reduções significativas na intensidade da dor e incapacidade em comparação com aqueles que receberam o tratamento padrão.
Também há evidências que sugerem que a atenção plena pode ter um efeito protetor contra doenças cardíacas. Em um estudo publicado no American Journal of Cardiology, os pesquisadores descobriram que um programa de redução do estresse baseado em Mindfulness estava associado a melhorias na variabilidade da frequência cardíaca, um marcador da saúde cardiovascular.
Há evidências que sugerem que a atenção plena também pode melhorar a função imunológica. Em um estudo publicado na revista Psychoneuroendocrinology, os pesquisadores descobriram que o Mindfulness levou a um aumento na atividade das células que desempenham um papel na resposta imune do organismo.
Os exercícios físicos trazem inúmeros benefícios tanto para a saúde física quanto para a mental.
O exercício regular pode reduzir os sintomas de ansiedade e depressão, aumentando a produção de endorfinas, que são estimulantes naturais do humor. Esta prática também pode ajudar a reduzir o estresse, melhorar o sono e aumentar a autoconfiança.
Você não precisa ir à academia para obter os benefícios do exercício. Comece fazendo uma caminhada ou corrida rápida ou fazendo alguns exercícios simples de peso corporal em casa. Encontre uma atividade que você goste, como dançar, caminhar ou nadar, e torne-a uma parte regular de sua rotina.
O que você come também pode afetar sua saúde mental. Uma dieta rica em alimentos integrais e nutrientes pode ajudar a reduzir a inflamação, melhorar o humor e melhorar o bem-estar geral.
Alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3, como peixes gordurosos, nozes e sementes, podem reduzir os sintomas da depressão.
Tente incorporar mais alimentos integrais em sua dieta, como frutas, vegetais, grãos integrais e fontes de proteína magra.
Limite os alimentos processados e as bebidas açucaradas, que podem levar à inflamação e piorar os sintomas de ansiedade e depressão.
Existem muitas outras atividades naturais que podem ajudar a melhorar a saúde mental.
Passar um tempo na natureza, por exemplo, pode reduzir o estresse e melhorar o humor.
Dormir o suficiente também é crucial para uma boa saúde mental, pois a privação do sono pode piorar os sintomas de ansiedade e depressão.
Outras atividades que podem ajudar incluem praticar a gratidão, passar mais tempo com os entes queridos e se envolver em atividades criativas, como pintar ou escrever. A chave é encontrar atividades que lhe tragam alegria e façam você se sentir bem.
Gostou deste conteúdo? Então tenho um convite para você:
No primeiro domingo do mês, a partir das 10h, vamos realizar a primeira edição do ano do Mindfulness no Parque Online, promovido pelo Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde – Mente Aberta, sempre em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Os instrutores colocarão à disposição todo o seu conhecimento e experiência para os participantes que desejarem dar os primeiros passos e conhecer mais sobre o tema.
Além de vivenciar a prática de atenção plena, você também poderá trocar impressões com o facilitador e outros participantes.
Serviço
• Evento: Mindfulness no Parque Online;
• Dia: Todo primeiro domingo de cada mês;
• Horário: das 10h às 11h
• Como: gratuito, aberto ao público, online através da Plataforma Zoom;
• Promoção: Centro Mente Aberta/ UNIFESP.
• Público-alvo: interessados em meditação Mindfulness.
• Do que você precisa: lugar tranquilo, roupa confortável, assento de sua preferência como uma almofada, colchonete ou até mesmo o chão
Para se inscrever, acesse o link e preencha o formulário de inscrição.
Não perca essa oportunidade de prática coletiva, participe!
O post Mindfulness e Meditação podem ajudar a combater a ansiedade e a depressão apareceu primeiro em Mente Aberta Mindfulness Brasil.