Como a atenção plena pode ajudar no ambiente de trabalho? - Mindfulness Brasil

Como a atenção plena pode ajudar no ambiente de trabalho?



Passamos uma parte considerável do nosso tempo no trabalho, e levar a prática de mindfulness para esse ambiente é uma estratégia fundamental para ampliarmos os benefícios da atenção plena ao longo de nossas vidas.

Uma pergunta relevante seria como essa prática pode nos ajudar nesses locais. Existem cada vez mais estudos científicos e experimentos bem-sucedidos sobre o tema, e os resultados são animadores: mindfulness pode influenciar positivamente tanto o bem-estar e a qualidade de vida de líderes e colaboradores como melhorar as relações interpessoais, o desempenho, a liderança colaborativa e o senso de propósito profissional.

Um dos pilares desses benefícios é o próprio treinamento da atenção, que permite menos distrações e interrupções nas atividades laborais, ajudando no melhor desempenho de tarefas. O treinamento em mindfulness permite uma concentração mais estável, previne erros e aumenta a capacidade cognitiva. Isso é particularmente importante nos ambientes de trabalho contemporâneos, muito propensos a interrupções devido a e-mails, mensagens eletrônicas e acesso as redes sociais. Pesquisas recentes mostram que mesmo práticas curtas de mindfulness ao longo do dia podem reduzir consideravelmente os efeitos dessas interrupções no desempenho laboral (por exemplo, a prática dos três minutos, três vezes ao dia – clique aqui para conhecer).

Além disso, pessoas que praticam mindfulness com regularidade conseguem reconhecer mais facilmente sua motivação interior e genuína em relação ao trabalho que desempenham. A estratégia ajuda a determinar o que é mais satisfatório, sustentável e eficiente em relação as estratégias de motivação externas (“induzidas”), permitindo que o senso de propósito profissional seja mais claro.

Outro aspecto positivo da prática é o aprimoramento das habilidades relacionais e socioemocionais, incluindo liderança, trabalho em equipe, segurança psicológica, comunicação empática, mediação de conflitos e formação de redes de suporte social dentro das empresas. Técnicas simples como a “escuta mindful”, na qual treinamos ouvir com atenção plena e também checar a compreensão daquilo que ouvimos, são muito efetivas para o desenvolvimento dessas habilidades inter-relacionais. Essas práticas promovem também melhorias nas reuniões da equipe, incluindo uma escuta mais ativa e menos reativa, facilitando a colaboração centrada nos objetivos da equipe.

Outra maneira pela qual a atenção plena pode aprimorar o trabalho em equipe é por meio do gerenciamento de conflitos. Como já observado em vários estudos, o estado mental de mindfulness se associa a uma comunicação menos agressiva durante os confrontos cotidianos, facilitando uma tomada de perspectiva mais ampla e uma negociação mais efetiva dos conflitos de opiniões e interesses, melhorando consideravelmente o clima no local de trabalho.

Em resumo, um líder ou colaborador que pratica mindfulness regularmente desenvolve características cada vez mais valorizadas nos dias de hoje, como a atenção mais focada, capacidade de auto-observação, resiliência, conexão empática com os colegas de trabalho e flexibilidade psicológica.

Buscando introduzir esses benefícios dentro das empresas, muitos programas de mindfulness têm sido adaptados ao ambiente laboral, sendo um dos mais conhecidos o Search Inside Yourself (Busque Dentro de Você, em português), um programa de liderança e inteligência emocional baseado em mindfulness que foi desenvolvido pelo Google da Califórnia. Além dos programas, práticas simples como a dos 3 minutos de mindfulness e a “escuta mindful” podem ser facilmente implementadas no dia a dia das empresas, facilitando um ambiente mais “mindful” que possa trazer resultados positivos tanto para as equipes como para o clima organizacional.

REFERÊNCIA Darren J. Good e colegas. Contemplating Mindfulness at Work: An Integrative Review. Acessível em https://doi.org/10.1177/0149206315617003

PARA SABER MAIS

www.mindfulnessbrasil.com (Mente Aberta – Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde – UNIFESP)

www.goamra.org (American Mindfulness Research Association, Estados Unidos, informações em inglês)

www.umassmed.edu/cfm (Centro de Meditação “Mindfulness” na Medicina, Universidade de Massachusetts, Estados Unidos, informações em inglês)

Todos os direitos reservados © 2019 - 2020

Site desenvolvido por