Mindfulness Brasil

Aprenda a combinar mindfulness com atividade física para aliviar o estresse



Praticar atividade física leve combinada com mindfulness (atenção plena) é ferramenta simples e eficaz para lidarmos melhor com o estresse do dia a dia, em especial em tempos de Coronavírus.

Uma forma eficaz de levar mindfulness para nosso dia a dia é através da atividade física (e vice-versa), ou seja, ao praticarmos exercícios físicos com atenção plena nas sensações corporais e nos movimentos já estamos praticando mindfulness ao mesmo tempo.

Assim, a própria atividade física vira uma forma de “meditação”. Muitos estudos já demonstraram que isso é possível, ou seja, que os exercícios físicos regulares, mesmo que leves, mas feitos com consciência corporal, melhoram nossos níveis de atenção plena, melhorando, além do condicionamento físico, a nossa concentração e saúde mental.

Dessa forma, da próxima vez que praticarmos atividade física, que pode ser dentro de casa para quem está em quarentena, podemos nos lembrar da possibilidade de levar mindfulness à atividade, ou melhor, de praticar as duas coisas de forma integrada, ampliando seus resultados.

Uma forma simples de praticar atividade física e mindfulness ao mesmo tempo em nosso dia a dia é “caminhar com atenção plena“, ou “meditar andando” (walking meditation). E esse exercício pode ser feito dentro de casa, mesmo em pequenos espaços. Para aprender umas das técnicas, acesse a matéria desta semana do Blog Viva Bem, do Uol, e comece a praticar.

Todos os direitos reservados © 2019 - 2020

Site desenvolvido por