Técnicas de mindfulness ajudam a reduzir conflitos de casais na quarentena

jul. 24, 2020

Por Marcelo Demarzo para o Viva Bem, do Uol


Desde a chegada da pandemia do novo coronavírus ao Brasil, muitos casais passaram a ficar mais tempo em casa com seus parceiros durante a quarentena. O que para alguns é motivo de prazer, para outros pode ter sido um enorme desafio.

De acordo com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), o número de divórcios consensuais aumentou 15,35% neste junho se comparado ao mesmo período de 2019. No último mês, 4.214 divórcios consensuais foram oficializados.

O aumento na procura pela separação legal pode ter uma ligação direta com o período de quarentena, porque ela pode ter trazido grandes mudanças na rotina dos casais, que tiveram que refletir sobre suas reais prioridades e sobre novas formas de resolver os problemas cotidianos.

Outro fator que pode estar por trás desse fato é consequente aumento de tempo juntos (já que muitas pessoas estão trabalhando em casa). Isso trouxe uma maior necessidade de diálogo, o que pode ser um grande desafio se não tivermos as habilidades necessárias para evitar a tendência ao conflito.

Assim, o que poderia ter sido uma pequena discussão de ajustamento, natural em qualquer relação, pode se tornar um grande conflito, às vezes de proporções inesperadas.

Como é comum ambos saírem magoados e insatisfeitos, esses sentimentos podem reverberar em mais conflitos no futuro, criando um círculo vicioso que acaba colocando o relacionamento em risco, ou mesmo decretando o fim do mesmo.


Mindfulness para casais?

A hipótese é que parceiros com níveis mais elevados de atenção plena (que podem ser desenvolvidos por meio de treinamentos) tendem a não levar as discussões para o nível pessoal, regulam mais rapidamente seus impulsos emocionais, e se “empatizam” mais profundamente com as questões do parceiro (a).

Um estudo observou que casais que apresentavam maiores níveis de mindfulness durante um período de conflitos de relacionamento reduziam mais rapidamente seus níveis de cortisol (um hormônio associado ao estresse), sugerindo que eles estavam se acalmando de maneira mais rápida e eficaz, amenizando o impacto do conflito.

Para desenvolverem ou aprimorarem seus níveis de atenção plena por meio de treinamentos, os casais podem se beneficiar dos programas clássicos de mindfulness, ou ainda participarem de cursos específicos para relacionamentos amorosos. Os estudos científicos sobre os programas são promissores e demonstraram que eles são potencialmente eficazes para aumentarem as habilidades de enfrentamento do estresse próprio dos relacionamentos, aumentando o bem-estar dos casais.


Vamos praticar?

Nesse link você encontrará uma playlist completa, na forma de curso introdutório de mindfulness, com outras práticas simples e acessíveis a qualquer pessoa que queira dar os primeiros passos em mindfulness.


Compartilhe

LEIA TAMBÉM

21 mar., 2024
Ao contrário do que muitos imaginam, Mindfulness não é só meditação ou uma prática para "esvaziar a mente" e se livrar de sofrimentos. Na verdade, Mindfulness é um estado natural da mente, acessível a qualquer pessoa, independente de gênero, idade, situação econômica ou social. Esse estado consiste no exercício de vivenciar o momento presente com mais foco e consciência, intencionalmente, numa atitude de maior aceitação e menos pré-julgamentos. Com impacto em diversos aspectos da qualidade de vida, Mindfulness é uma ferramenta poderosa no tratamento e prevenção de diversas doenças, alívio dos sintomas de depressão, estresse, ansiedade e dores crônicas, além de um rico instrumento para o desenvolvimento de lideranças e a sustentabilidade educacional e organizacional. PERGUNTAS MAIS FREQUENTES Mindfulness é religião? Não. Técnicas de Mindfulness são desprovidas de qualquer conteúdo religioso ou sectário. Com origem em diversas tradições culturais, religiosas e filosóficas, as práticas de Mindfulness, assim como outras práticas contemplativas ou meditativas, têm sido cada vez mais integradas a clínica contemporânea, principalmente na medicina e psicologia, com base em evidências científicas sobre os seus benefícios. Em quais situações podemos utilizar Mindfulness? Os programas baseados em Mindfulness são indicados como terapias auxiliares em casos de: Ansiedade e depressão; Dor crônica; Dependência de álcool, tabaco e outras drogas; Quadros orgânicos de hipertensão, diabetes, AIDS e doenças inflamatórias intestinais; Obesidade e sobrepeso; Sintomas de “Burnout” (síndrome do esgotamento profissional); Transtornos mentais em geral. Qual o sentido de "aceitação" em Mindfulness? É importante ressaltar que aceitação em Mindfulness não é resignação, e sim olhar a realidade como ela se apresenta, sem julgá-la ou reagir a ela no “piloto automático”, permitindo uma resposta mais efetiva (e menos reativa ou impulsiva) aos fatores de estresse do dia a dia. O que são IBM'S? As Intervenções Baseadas em Mindfulness (IBM) têm sido progressivamente aplicadas e reconhecidas como terapêuticas seguras, eficazes e efetivas, tanto para pessoas portadoras de doenças ou transtornos emocionais e mentais, como para indivíduos saudáveis, no âmbito da promoção e prevenção da saúde.
um livro chamado a ciência da compaixão tem uma flor de lótus na capa
Por Mente Aberta 08 mar., 2024
Livro com o título La Ciencia de la Compasión
uma mulher está digitando em um laptop em uma mesa.
Por Vanessa Costa Lima 24 mai., 2023
Vamos começar te contando que há comprovação científica para a melhoria da saúde mental e da performance em ambientes corporativos onde se estimula a prática de Mindfulness. Mindfulness pode ser entendido como um treinamento do “músculo” da atenção, deixando nossa mente mais focada e menos dispersa no dia a dia, com mais consciência e menos […] O post Você se preocupa com a saúde mental no ambiente corporativo? apareceu primeiro em Mente Aberta Mindfulness Brasil.
TODAS AS LEITURAS
Share by: