Sistema público de saúde do Reino Unido recomenda Mindfulness para depressão leve, antes do uso de medicamentos.

dez. 17, 2021

Matéria do jornal inglês “The Guardian” de 23 de novembro de 2021 anunciou as primeiras novas diretrizes do sistema de saúde pública do Reino Unido (NHS) em décadas, para o tratamento da depressão em adultos.


Segundo as novas diretrizes, milhões de pessoas com depressão leve na Inglaterra deverão receber terapia, exercícios e Mindfulness antes dos antidepressivos.

Dr. Paul Chrisp, diretor do centro de diretrizes no Instituto Nacional de Excelência em Saúde e Cuidados (NICE), ressalta que “A pandemia da Covid-19 nos mostrou o impacto que a depressão teve na saúde mental. Pessoas com depressão precisam dessas recomendações de diretrizes baseadas em evidências disponíveis para o NHS”.

Os pacientes podem optar por treinamentos de Mindfulness em grupo, que geralmente consistem em oito sessões de duas horas, uma vez por semana, e se baseiam em “concentrar-se no presente, observar pensamentos, sentimentos, sensações corporais e exercícios respiratórios”, acrescenta.


No Brasil

O oferecimento de Mindfulness ainda não faz parte das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, embora somente a meditação esteja entre as terapias integrativas complementares oferecidas.

Dr Marcelo Demarzo, coordenador do Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde – Mente Aberta, da UNIFESP e professor da Escola Paulista de Medicina, têm defendido consistentemente que os tratamentos de Mindfulness baseados em evidências sejam mais amplamente disponíveis para aqueles que experimentam sintomas de depressão, ansiedade, dores crônicas, entre outros, como tratamento auxiliar ou alternativo a prescrição de medicamentos.

“Existem inúmeros estudos científicos, inclusive no Brasil, através do Centro Mente Aberta da Unifesp, que comprovam os benefícios de Mindfulness para manutenção da saúde e melhora da qualidade de vida. É uma alternativa de prevenção e tratamento acessível a qualquer indivíduo. Nossa maior batalha é inserir os treinamentos baseados em evidência em programas do SUS e de Planos de Saúde, para oferecimento à população brasileira, que é uma das mais ansiosas do mundo.”, revela Dr Demarzo.

O Centro Mente Aberta da Unifesp oferece gratuitamente sessões de Mindfulness online e ao vivo, todos os primeiros domingos do mês, além de aula aberta sobre a origem e os benefícios da prática, seminários avançados com as descobertas científicas mais recentes e conteúdo diverso.

Acesse o site https://mindfulness.unifesp.br/ e siga o instagram @mente_aberta_mindfulness para acompanhar a programação e conteúdo.


Compartilhe

LEIA TAMBÉM

21 mar., 2024
Ao contrário do que muitos imaginam, Mindfulness não é só meditação ou uma prática para "esvaziar a mente" e se livrar de sofrimentos. Na verdade, Mindfulness é um estado natural da mente, acessível a qualquer pessoa, independente de gênero, idade, situação econômica ou social. Esse estado consiste no exercício de vivenciar o momento presente com mais foco e consciência, intencionalmente, numa atitude de maior aceitação e menos pré-julgamentos. Com impacto em diversos aspectos da qualidade de vida, Mindfulness é uma ferramenta poderosa no tratamento e prevenção de diversas doenças, alívio dos sintomas de depressão, estresse, ansiedade e dores crônicas, além de um rico instrumento para o desenvolvimento de lideranças e a sustentabilidade educacional e organizacional. PERGUNTAS MAIS FREQUENTES Mindfulness é religião? Não. Técnicas de Mindfulness são desprovidas de qualquer conteúdo religioso ou sectário. Com origem em diversas tradições culturais, religiosas e filosóficas, as práticas de Mindfulness, assim como outras práticas contemplativas ou meditativas, têm sido cada vez mais integradas a clínica contemporânea, principalmente na medicina e psicologia, com base em evidências científicas sobre os seus benefícios. Em quais situações podemos utilizar Mindfulness? Os programas baseados em Mindfulness são indicados como terapias auxiliares em casos de: Ansiedade e depressão; Dor crônica; Dependência de álcool, tabaco e outras drogas; Quadros orgânicos de hipertensão, diabetes, AIDS e doenças inflamatórias intestinais; Obesidade e sobrepeso; Sintomas de “Burnout” (síndrome do esgotamento profissional); Transtornos mentais em geral. Qual o sentido de "aceitação" em Mindfulness? É importante ressaltar que aceitação em Mindfulness não é resignação, e sim olhar a realidade como ela se apresenta, sem julgá-la ou reagir a ela no “piloto automático”, permitindo uma resposta mais efetiva (e menos reativa ou impulsiva) aos fatores de estresse do dia a dia. O que são IBM'S? As Intervenções Baseadas em Mindfulness (IBM) têm sido progressivamente aplicadas e reconhecidas como terapêuticas seguras, eficazes e efetivas, tanto para pessoas portadoras de doenças ou transtornos emocionais e mentais, como para indivíduos saudáveis, no âmbito da promoção e prevenção da saúde.
um livro chamado a ciência da compaixão tem uma flor de lótus na capa
Por Mente Aberta 08 mar., 2024
Livro com o título La Ciencia de la Compasión
uma mulher está digitando em um laptop em uma mesa.
Por Vanessa Costa Lima 24 mai., 2023
Vamos começar te contando que há comprovação científica para a melhoria da saúde mental e da performance em ambientes corporativos onde se estimula a prática de Mindfulness. Mindfulness pode ser entendido como um treinamento do “músculo” da atenção, deixando nossa mente mais focada e menos dispersa no dia a dia, com mais consciência e menos […] O post Você se preocupa com a saúde mental no ambiente corporativo? apareceu primeiro em Mente Aberta Mindfulness Brasil.
TODAS AS LEITURAS
Share by: