Matéria do jornal inglês “The Guardian” de 23 de novembro de 2021 anunciou as primeiras novas diretrizes do sistema de saúde pública do Reino Unido (NHS) em décadas, para o tratamento da depressão em adultos.
Segundo as novas diretrizes, milhões de pessoas com depressão leve na Inglaterra deverão receber terapia, exercícios e Mindfulness antes dos antidepressivos.
Dr. Paul Chrisp, diretor do centro de diretrizes no Instituto Nacional de Excelência em Saúde e Cuidados (NICE), ressalta que “A pandemia da Covid-19 nos mostrou o impacto que a depressão teve na saúde mental. Pessoas com depressão precisam dessas recomendações de diretrizes baseadas em evidências disponíveis para o NHS”.
Os pacientes podem optar por treinamentos de Mindfulness em grupo, que geralmente consistem em oito sessões de duas horas, uma vez por semana, e se baseiam em “concentrar-se no presente, observar pensamentos, sentimentos, sensações corporais e exercícios respiratórios”, acrescenta.
O oferecimento de Mindfulness ainda não faz parte das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, embora somente a meditação esteja entre as terapias integrativas complementares oferecidas.
Dr Marcelo Demarzo, coordenador do Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde – Mente Aberta, da UNIFESP e professor da Escola Paulista de Medicina, têm defendido consistentemente que os tratamentos de Mindfulness baseados em evidências sejam mais amplamente disponíveis para aqueles que experimentam sintomas de depressão, ansiedade, dores crônicas, entre outros, como tratamento auxiliar ou alternativo a prescrição de medicamentos.
“Existem inúmeros estudos científicos, inclusive no Brasil, através do Centro Mente Aberta da Unifesp, que comprovam os benefícios de Mindfulness para manutenção da saúde e melhora da qualidade de vida. É uma alternativa de prevenção e tratamento acessível a qualquer indivíduo. Nossa maior batalha é inserir os treinamentos baseados em evidência em programas do SUS e de Planos de Saúde, para oferecimento à população brasileira, que é uma das mais ansiosas do mundo.”, revela Dr Demarzo.
O Centro Mente Aberta da Unifesp oferece gratuitamente sessões de Mindfulness online e ao vivo, todos os primeiros domingos do mês, além de aula aberta sobre a origem e os benefícios da prática, seminários avançados com as descobertas científicas mais recentes e conteúdo diverso.
Acesse o site https://mindfulness.unifesp.br/ e siga o instagram @mente_aberta_mindfulness para acompanhar a programação e conteúdo.