Praticar mindfulness regularmente em nosso dia a dia nos traz benefícios concretos e atestados pelas pesquisas científicas, que não envolvem apenas a saúde, mas também a área da educação, incluindo professores e estudantes, como também líderes e colaboradores em empresas e organizações.
Entender e conhecer esses benefícios podem servir de motivação para começarmos a integrar os exercícios de mindfulness em nosso cotidiano.
Os benefícios mais conhecidos e pesquisados de mindfulness estão localizados na área da saúde. Podemos pensar em 2 grandes tipos de benefícios: 1) para o bem-estar e qualidade de vida, e 2) para o tratamento de doenças e enfermidades, em especial as condições crônicas. Podemos citar:
As pesquisas sobre a aplicação de programas de treinamento de mindfulness na área da educação são mais recentes, e incluem benefícios tanto para professores como para os estudantes. Podemos citar:
A aplicação de mindfulness no ambiente laboral de empresas e organizações públicas tem ganho cada vez mais interesse de líderes e colaboradores, com benefícios amplos, incluindo aspectos de liderança, criatividade e prevenção do burnout (esgotamento profissional). Podemos citar:
Vamos praticar?
Demarzo & Garcia-Campayo. Manual Prático de Mindfulness: curiosidade e aceitação. Editora Palas Athena, 2015.
www.mindfulnessbrasil.com (Mente Aberta – Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde – UNIFESP)
www.webmindfulness.com (WebMindfulness – Grupo de Pesquisa Coordenado pelo Prof. Javier García-Campayo – Universidad de Zaragoza, informações em espanhol)
www.umassmed.edu/cfm (Centro de Meditação “Mindfulness” na Medicina, Universidade de Massachusetts, Estados Unidos, informações em inglês)
O post Benefícios da prática de mindfulness para a saúde, educação e organizações apareceu primeiro em Mente Aberta Mindfulness Brasil.