Mindfulness (Atenção Plena)

Encontradas em diversas tradições culturais, religiosas e filosóficas, as práticas de “mindfulness“, e também outras práticas ditas contemplativas ou meditativas, têm sido cada vez mais integradas na prática clínica contemporânea, principalmente na psicologia e medicina.

“Mindfulness” (que tem sido traduzido como “Atenção Plena” em português) pode ser entendido como um conjunto de práticas contemplativas de integração mente-corpo baseadas na experiência do momento presente, com consciência plena, e atitude aberta e não-julgadora a cada instante.

Segundo Jon Kabat-Zinn, um dos responsáveis pela “ocidentalização” das práticas de mindfulness com foco na saúde, “Mindfulness é a simplicidade em si mesmo. Trata-se de parar e estar presente. Isso é tudo”.

Para se “experimentar” e vivenciar o momento presente são utilizadas algumas “âncoras” para a observação consciente, como a própria respiração, ou as sensações e movimentos corporais, por exemplo. 

“Mindfulness” pode ser aprendido em programas ou cursos estruturados que comportam atividades presenciais (junto a um instrutor) e à distância, combinando técnicas simples e de fácil aplicação em nosso dia-a-dia.

A eficácia e a efetividade das intervenções baseadas em “mindfulness” para a promoção da saúde têm sido estudadas em uma variedade de populações, incluindo pessoas com diagnósticos de câncer, ansiedade, depressão, dor crônica, cardiopatias, e outros transtornos relacionados ao “estresse”; bem como em indivíduos considerados saudáveis, profissionais, estudantes da área da saúde, atletas, entre outros, com níveis elevados de “estresse”.

3 respostas para Mindfulness (Atenção Plena)

  1. Raimundo Assunção disse:

    Estou conhecendo hoje esse site, por indicação de um amigo brasileiro que mora na Espanha. Acho que vai ser uma ótima experiência. Obrigado pelo trabalho.

  2. Dalva Alves disse:

    Participei das práticas de Mindfulness, sob a coordenação do Marcelo Demarzo, e recomendo o trabalho a todos, pois os benefícios têm um alcance integral ao tocarem não só a nossa saúde, mas, sobretudo, por abrirem nossa atenção para a experiência da vida interior.

  3. Mary Angela Santos disse:

    Fico muito feliz e estimulada ao ver que a iniciativa Mindfulness já chegou ao Brasil com profissionais competentes e projetos de pesquisa sérios e tão relevantes.Sou psiquiatra,pratico meditação há muitos anos e estava aguardando um bom curso para agregar a meditação na minha clínica de forma adequada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s