Retiros

RETIROS DE SILÊNCIO

A vida contemporânea com o corre-corre do dia a dia nos coloca no “modo fazer” e pode ser desafiador desacelerar e silenciar.  Estamos constantemente planejando, executando e fazendo algo. Mesmo para quem já tem uma prática meditativa sabe o quanto mantê-la diante de uma agenda recheada de afazeres requer muito empenho e a conexão profunda com seus valores de vida, o quanto estar em silêncio é importante para sua saúde.

Ao incorporar essa prática ao nosso dia a dia, começamos a viver de forma mais autêntica, profunda e com muito mais contentamento.

O retiro de silêncio é uma grande oportunidade de aprofundar a prática meditativa. Ao estarmos em silêncio nos abrimos aos sentidos e criamos condições adequadas para que a mente e o corpo se unifiquem no momento presente, explorando profundamente a experiência. Criamos espaço para o “silêncio contemplativo”, ou seja, o silêncio com atenção plena aos fenômenos internos (pensamentos, emoções, impulsos e sensações físicas) e externos (ambiente, pessoas, alimentos, etc.).

No silêncio estamos mais atentos e conscientes da nossa experiência, das relações de interdependência com as pessoas e o ambiente, onde nos dedicamos plenamente a estar presentes em nós próprios, aos outros e ao mundo com mais sabedoria e compaixão.

Nos retiros promovidos pelo Mente Aberta – Centro Brasileiro de Promoção da Saúde – Mindfulness Brasil convidamos para uma imersão em que possamos quebrar completamente a rotina e experenciar o silêncio evitando estímulos que possam interromper este estado, deixando os celulares, as conversas e comunicações não-verbais, leituras, televisão. Recomendamos que, antes do retiro, você informe aos seus amigos e familiares que você ficará sem cobertura e desligue o celular quando chegar.

Os retiros são voltados a pessoas motivadas ao aprofundamento da prática pessoal, e que, em geral, já passaram por programas introdutórios de meditação ou mindfulness (programas de 8 semanas como o MBHP, MBCT, MBSR e outros) e aos que já trilham este caminho como formação profissional, ou seja, que já possuam uma prática regular das técnicas.

A programação do retiro é cuidadosamente elaborada para que as práticas formais dos programas de mindfulness sejam vivenciadas em várias sessões ao longo do dia, variando entre meditação sentada, em movimento, deitada, na alimentação, explorando e integrando a natureza local. Um exemplo de um dia típico do retiro pode ser assim:

6:30 Prática da manhã – Movimentos conscientes e meditação sentada

8:00 às 9:00 – Café da manhã

9:00 às 9:30 – Livre – autocuidado, prática individual e  registro pessoal

9:45 às 12:30 – Meditações diversas alternando posturas

12:30 às 13:30 – Almoço

13:30 às 15:00 – Livre – autocuidado, prática individual e  registro pessoal

15:00 às 17:00 – Meditações diversas alternando posturas

17:00 às 17:30- Intervalo

17:30 às 19:30 – Meditações diversas alternando posturas

19:30 Jantar

20:30 Fechamento do dia e Meditação da noite

21:30 Recolhimento

Alguns benefícios:

Um benefício bastante evidente é o aprofundamento nas práticas meditativas e de mindfulness, em especial as mais longas, o que somado aos momentos de silêncio, podem intensificar os benefícios próprios dessas práticas.

Os estudos científicos nos mostram que a participação em retiros melhoram aspectos cognitivos (melhora da atenção e capacidade de memória) e emocionais, além de efeitos neurofisiológicos como a menor produção de cortisol (“hormônio do estresse”) e efeitos sobre os telômeros, que têm a ver com nosso processo de envelhecimento.

Cuidados e contraindicações

É recomendável experiência prévia em mindfulness ou meditação antes de participarem em retiros mais aprofundados de práticas. Em especial, pessoas com condições psiquiátricas em estado agudo (sintomas moderados ou intensos), ou não tratadas adequadamente, não devem participar de retiros, devendo procurar seus terapeutas para orientações específicas.

Confira nossa agenda clicando aqui

Todos os direitos reservados © 2019

Site desenvolvido por