Pré-requisitos para se formar em MBCT - Mindfulness Brasil

Pré-requisitos para se formar em MBCT

Pré-requisitos para se formar em MBCT

 

Para começar a formação em MBCT realizada pela parceria entre a OMC e o Centro Mente Aberta é necessário cumprir alguns pré-requisitos.

Para poder começar a formação é necessário que possa responder com SIM a TODAS as perguntas:

 

1 Você tem uma prática pessoal regular de mindfulness?

A prática pessoal e regular de mindfulness é o pilar de um bom professor. Sem ela, o que é ensinado não está baseado em uma profunda apreciação do mindfulness e da compaixão. É recomendável que você sustente uma prática pessoal por pelo menos 1 ano antes de começar a formação da OMC.

2 Você participou de um programa estruturado de 8 semanas de mindfulness: MBCT/MBSR/MBHP?

Participar de um curso de 8 semanas nos ajuda a desenvolver e aprofundar a prática pessoal de meditação e nos permite ter a experiência de ser participantes de um curso de mindfulness. Reconhecemos que atualmente os cursos presenciais de MBCT na América Latina são poucos, mas talvez seja possível que você assista a um curso de MBSR ou MBHP. Se você vive em um lugar onde um curso de MBSR ou MBHP presencial não é possível, uma alternativa poderia ser participar de um programa “online” interativo com sessões ao vivo.

 

3 Você tem conhecimento e experiência com o grupo ou população para a qual quer ensinar MBCT, incluindo experiência em: ensinar/dar aula, em ser terapeuta ou outro tipo de serviço de assistência/atendimento?

Aqui nos referimos as classificações que normalmente são requeridas para ensinar MBCT a população e no contexto no qual planeja ensinar. Por exemplo, para ensinar o MBCT para depressão em um contexto clínico é necessário qualificação na prática clínica e treinamento em saúde mental que inclui o uso de abordagens terapêuticas estruturadas e baseadas em evidências (ex. TCC, terapia interpessoal, ativação comportamental) e o conhecimento e habilidades para se trabalhar com populações clínicas.

Dependendo de sua formação prévia e da sua experiência é possível que você precise de um treinamento adicional específico, por exemplo, alguns cursos curtos (presenciais ou online) de TCC ou saúde mental.

 

4 Você tem habilidades para trabalhar com pessoas e facilitar com grupos?

Ter habilidades para trabalhar com pessoas e grupos é uma parte essencial ao se ensinar grupos de MBCT.

Todos os direitos reservados © 2019 - 2020

Site desenvolvido por