O que é Mindfulness?


Ao contrário do que muitos imaginam, Mindfulness não é só meditação ou uma prática para "esvaziar a mente" e se livrar de sofrimentos.

Na verdade, Mindfulness é um estado natural da mente, acessível a qualquer pessoa, independente de gênero, idade, situação econômica ou social. Esse estado consiste no exercício de vivenciar o momento presente com mais foco e consciência, intencionalmente, numa atitude de maior aceitação e menos pré-julgamentos.


Com impacto em diversos aspectos da qualidade de vida, Mindfulness é uma ferramenta poderosa no tratamento e prevenção de diversas doenças, alívio dos sintomas de depressão, estresse, ansiedade e dores crônicas, além de um rico instrumento para o desenvolvimento de lideranças e a sustentabilidade educacional e organizacional.


PERGUNTAS MAIS FREQUENTES


Mindfulness é religião?

Não. Técnicas de Mindfulness são desprovidas de qualquer conteúdo religioso ou sectário. Com origem em diversas tradições culturais, religiosas e filosóficas, as práticas de Mindfulness, assim como outras práticas contemplativas ou meditativas, têm sido cada vez mais integradas a clínica contemporânea, principalmente na medicina e psicologia, com base em evidências científicas sobre os seus benefícios.



Qual o sentido de “aceitação” em Mindfulness?

É importante ressaltar que aceitação em Mindfulness não é resignação, e sim olhar a realidade como ela se apresenta, sem julgá-la ou reagir a ela no “piloto automático”, permitindo uma resposta mais efetiva (e menos reativa ou impulsiva) aos fatores de estresse do dia a dia.

 

Saiba mais sobre conceitos e aplicações no site do Centro Mente Aberta Unifesp