O que é Mindfulness?
Ao contrário do que muitos imaginam, Mindfulness não é só meditação ou uma prática para "esvaziar a mente" e se livrar de sofrimentos.
Na verdade, Mindfulness é um estado natural da mente, acessível a qualquer pessoa, independente de gênero, idade, situação econômica ou social. Esse estado consiste no exercício de vivenciar o momento presente com mais foco e consciência, intencionalmente, numa atitude de maior aceitação e menos pré-julgamentos.
Com impacto em diversos aspectos da qualidade de vida, Mindfulness é uma ferramenta poderosa no tratamento e prevenção de diversas doenças, alívio dos sintomas de depressão, estresse, ansiedade e dores crônicas, além de um rico instrumento para o desenvolvimento de lideranças e a sustentabilidade educacional e organizacional.
PERGUNTAS MAIS FREQUENTES
Mindfulness é religião?
Não. Técnicas de Mindfulness são desprovidas de qualquer conteúdo religioso ou sectário. Com origem em diversas tradições culturais, religiosas e filosóficas, as práticas de Mindfulness, assim como outras práticas contemplativas ou meditativas, têm sido cada vez mais integradas a clínica contemporânea, principalmente na medicina e psicologia, com base em evidências científicas sobre os seus benefícios.
Em quais situações podemos utilizar Mindfulness?
Os programas baseados em Mindfulness são indicados como terapias auxiliares em casos de:
Ansiedade e depressão;
Dor crônica;
Dependência de álcool, tabaco e outras drogas;
Quadros orgânicos de hipertensão, diabetes, AIDS e doenças inflamatórias intestinais;
Obesidade e sobrepeso;
Sintomas de “Burnout” (síndrome do esgotamento profissional);
Transtornos mentais em geral.
Qual o sentido de "aceitação" em Mindfulness?
É importante ressaltar que aceitação em Mindfulness não é resignação, e sim olhar a realidade como ela se apresenta, sem julgá-la ou reagir a ela no “piloto automático”, permitindo uma resposta mais efetiva (e menos reativa ou impulsiva) aos fatores de estresse do dia a dia.
O que são IBM'S?
As Intervenções Baseadas em Mindfulness (IBM) têm sido progressivamente aplicadas e reconhecidas como terapêuticas seguras, eficazes e efetivas, tanto para pessoas portadoras de doenças ou transtornos emocionais e mentais, como para indivíduos saudáveis, no âmbito da promoção e prevenção da saúde.