MBHP – Mindfulness e Promoção da Saúde

Apresentamos nosso modelo de programa de intervenção baseado em mindfulness, inspirado no modelo original de Jon Kabat-Zinn – Mindfulness Based Stress Reduction (MBSR), mas adaptado por nosso grupo de pesquisa ao contexto da Promoção da Saúde e Qualidade de Vida, chamado de Promoção da Saúde Baseada em Mindfulness (PSBM) (em inglês, Mindfulness-Based Health Promotion – MBHP), que tem sido aplicado pelo Centro Mente Aberta no Brasil, e na Espanha pela Universidade de Zaragoza.

Esse modelo foi criado e pensado para o contexto cultural brasileiro e ibero-americano, e em sua aplicação nas Políticas Públicas, em especial nas áreas da saúde, educação e organizações. Profissionais e pacientes da Atenção Primária à Saúde (APS) e do SUS, professores e estudantes de Escolas Públicas, policiais e outros agentes públicos são beneficiários potenciais do MBHP.

O mente Aberta oferece uma formação nesse programa: Conheça mais.

Práticas principais de Mindfulness ensinadas no programa MBSR e MBHP:

O modelo MBHP é um programa estruturado e desenvolvido ao longo de oito semanas (8 sessões), em que os participantes se reúnem semanalmente por 2 horas, em média, para vivência das técnicas e aprendizado conceitual sobre atenção plena, podendo ser adaptado a sessões de uma ou 1,5 hora, a fim de ser aplicável dentro dos contextos da saúde, educação e organizações.

Aos participantes também são dadas sugestões de atividades para serem implementadas em ambiente domiciliar ou de trabalho, diariamente, e com duração média de 15-20 minutos, podendo chegar a 45 minutos, para participantes mais motivados e aderentes. Clique e conheça o programa completo.

Os mesmos são instruídos no sentido de procurarem incorporar a ideia de mindfulness em suas vidas diárias (atividade chamada de prática informal), fazendo com que as atividades rotineiras se tornem, de certa forma, uma oportunidade para usarem o estado de “Atenção Plena”. As técnicas básicas utilizadas (resumidas na figura abaixo), são a prática de “atenção plena” na respiração, o “escaneamento” corporal (técnica relativamente similar ao relaxamento muscular progressivo), a caminhada com atenção plena, os movimentos com atenção plena, nos quais são utilizadas atividades corporais consideradas leves, podendo ser realizada por indivíduos com diferentes níveis de capacidade e com limitações físicas.

Além dessas 4 práticas básicas apresentadas, são introduzidas técnicas de compaixão e autocompaixão, práticas com sons e pensamentos, práticas com aspectos inter-relacionais (relacional, interpessoal), e a prática de 3 minutos de Mindfulness. Além do MBSR, os programas do Instituto Breathworks do Reino Unido, e o MBCT (Mindfulness-based Cognitive Therapy) são as principais inspirações para o modelo MBHP.

Para conhecer o programa MBHP em detalhes, e saber mais sobre as evidências científicas sobre Mindfulness, acesse: MBHP (texto completo)

Todos os direitos reservados © 2019

Site desenvolvido por