Mindfulness Brasil

MBHP – Mindfulness e Promoção da Saúde

O PROGRAMA MBHP (Promoção da Saúde baseado em Mindfulness)

O “Mindfulness-Based Health Promotion” (MBHP) é o protocolo (programa de treinamento) de Mindfulness adotado pelo Centro “Mente Aberta”. O MBHP foi desenvolvido inicialmente pelo professor Marcelo Demarzo (UNIFESP) em 2009, e foi aprimorado na última década por meio de estudos científicos e da experiência de aplicação e implementação em população brasileira. Em especial, destacam-se as contribuições dos professores Javier Garcia Campayo (Universidad de Zaragoza, Espanha) e Odisseia Martins (Centro Mente Aberta) para o refinamento e consolidação do protocolo.

O MBHP é inspirado principalmente no protocolo original de Jon Kabat-Zinn – Mindfulness Based Stress Reduction (MBSR), incluindo também elementos de outros protocolos como o MBCT (Mindfulness-Based Cognitive Therapy), os programas de mindfulness do Instituto Breathworks (Reino Unido), e o MBRP (Mindfulness-Based Relapse Prevention).

Em especial, como seu diferencial, o MBHP enfatiza a aplicação de mindfulness dentro do contexto contemporâneo da Promoção da Saúde, reforçando a ideia da prática regular de mindfulness como ferramenta estratégica para o desenvolvimento de habilidades pessoais e relacionais para se obter autonomia e autoeficácia em saúde, visando a incorporação efetiva de um estilo de vida mais saudável, gerenciando de maneira mais adequada os fatores de estresse do dia a dia.

O objetivo é facilitar o desenvolvimento e o cultivo de awareness (atenção consciente) no dia a dia, como uma ferramenta-chave na Promoção da Saúde e na possibilidade de escolhas saudáveis, incluindo as dimensões física, mental, social/relacional, e os valores e propósitos de vida.

 

 

Figura 1- Dimensões da Promoção da Saúde desenvolvidas pelo protocolo MBHP.

 

 

 

 

 

 

BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DE MINDFULNESS (ATENÇÃO PLENA)

Nos últimos anos, as terapias ou intervenções baseadas em Mindfulness (atenção plena) estão sendo utilizadas de maneira eficaz para o gerenciamento do estresse e melhora da qualidade de vida, assim como em múltiplas enfermidades orgânicas (dor crônica, doenças cardiovasculares, câncer, transtornos neurológicos) e mentais (ansiedade, depressão, estresse crônico, uso e dependência de substâncias, entre outros).

Os efeitos positivos também se estendem para os profissionais de saúde, educação e organizações em geral que as praticam (melhora dos sintomas de burnout, melhora da empatia e da comunicação interpessoal, incremento de performance, e melhores resultados clínicos – no caso de profissionais da área da saúde), como também para atletas amadores e profissionais (melhora da performance e da qualidade de vida em geral).

Nesse momento, existem estudos que confirmam os benefícios psicológicos, neurofisiológicos, e epigenéticos que são induzidos pela prática regular de Mindfulness.

Todos os direitos reservados © 2019

Site desenvolvido por