Mindfulness Brasil

TERAPIA COMPORTAMENTAL DIALÉTICA

As masterclasses promovidas pelo Mente Aberta – Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde – Mindfulness Brasil tem como objetivo apresentar e propiciar o aprofundamento em conhecimentos teóricos e  práticos em temas relevantes em mindfulness e compaixão. São oportunidades de aprendizado em ambiente grupal e em pares onde são trabalhados conteúdos e práticas que desenvolvem habilidades e competências imprescindíveis para os que se propõem a oferecer e facilitar intervenções baseadas em mindfulness.

Alguns temas chaves são programados ao longo do ano pelo nosso centro para oferecer um desenvolvimento profissional contínuo no ensino de mindfulness em áreas especializadas (life long learning). Os eventos podem ser de interesse para os instrutores já formados e para os que estão em formação, bem como para aqueles que desejam descobrir mais sobre desenvolvimentos recentes em áreas específicas de interesse. Alguns de nossos eventos podem ser oferecidos em parceria com outros.

 

Fevereiro de 2020

MASTERCLASSES EM MINDFULNESS

“TERAPIA COMPORTAMENTAL DIALÉTICA (DBT)”

INTRODUÇÃO

Esse Masterclass tem o objetivo de oferecer uma visão ampla e científica da Terapia Comportamental Dialética (DBT). Destina-se a profissionais que desejam se familiarizar com essa forma de tratamento. A DBT foi criada por Marsha Linehan no início da década de 80, para tratar pacientes graves, com intensa desregulação emocional, pensamentos suicidas e condutas auto-lesivas. É reconhecidamente uma abordagem efetiva no tratamento do Transtornos de Personalidade Borderline, e hoje é um tratamento baseado em evidências para outros diagnósticos como Depressão, TDAH, TOD, Transtornos Alimentares, Dependência Química, entre outros.

O QUE É DBT?

A terapia comportamental dialética (DBT) é um tratamento desenvolvido por Marsha M. Linehan para tratar pacientes com transtorno de personalidade borderline (DBP). Baseado na terapia comportamental, o DBT combina algumas de suas técnicas com princípios de aceitação da realidade, derivados do Zen, e da filosofia dialética. Existem cinco componentes principais do DBT: tratamento individual, grupo de treinamento de habilidades, treinamento por telefone, medidas adicionais de tratamento (por exemplo, farmacoterapia) e equipe de consulta para terapeutas. Até o momento, o DBT é o único tratamento baseado em evidências para essa população (Linehan, 1993; 2015).

O DBT evolui da terapia comportamental e adapta o tratamento à complexidade do distúrbio, incorporando e equilibrando aceitação e mudança. DBT também é um tratamento orientado a habilidades; os pacientes são encorajados a aprender novas habilidades comportamentais e generalizá-las para todos os contextos relevantes.

Devido à sua abordagem multicomponente, abrangente e flexível, o DBT foi adaptado para diferentes faixas etárias, categorias de diagnóstico e configurações de saúde mental. Existem evidências que apoiam a eficácia do DBT no tratamento de outros distúrbios relacionados à desregulação emocional e comportamentos problemáticos, como automutilação, ideação suicida, compulsão alimentar, depressão e abuso de substâncias (Haynos, Fruzzetti, Anderson, Briggs & Walenta, 2015). . A eficácia do DBT no tratamento de adolescentes com comportamentos suicidas também foi demonstrada (Pistorello, Fruzzetti, MacLane, Gallop & Iverson, 2012).

CONCEITOS PRINCIPAIS:

  • O DBT é baseado em um modelo biossocial, considerando a DBP como resultado da interação transacional entre vulnerabilidades biológicas e comportamento socialmente aprendido.
  • Devido à alta vulnerabilidade emocional, alta sensibilidade emocional e um lento retorno à linha de base emocional (Linehan, 1993; 2015), os pacientes com DBP mostram fortes dificuldades em regular suas emoções. Além disso, um ambiente inválido em que as percepções, pensamentos e emoções da pessoa não são reconhecidos como válidos e sua expressão é ignorada ou punida de alguma forma, também pode levar à falta de habilidades de regulação emocional.
  • Portanto, do ponto de vista da DBT, o tratamento se concentra no aumento das habilidades de regulação da emoção.

 

PORQUE PARTICIPAR DA MASTERCLASS “TERAPIA COMPORTAMENTAL DIALÉTICA (DBT)”?

Trata-se de workshop teórico prático para quem se interessar em começar a conhecer e se aprofundar no protocolo e na ciência por trás do DBT.

 

A QUEM SE DESTINA?

Profissionais de saúde especialistas em Saúde Mental.

Observação: Será ministrado em espanhol.

JOAQUIM SOLER

Joaquim Soler es psicólogo clínico adjunto en la Unidad de Trastorno Límite de la Personalidad y del Hospital de día Trastornos de la Conducta Alimentaria en el Servicio de Psiquiatría del Hospital de la Santa Creu i Sant Pau de Barcelona también es profesor asociado de la Universidad Autónoma de Barcelona. Es terapeuta de la DBT desde el año 2001 y su tesis doctoral se centro en analizar el efecto del módulo de entrenamiento grupal de habilidades de la Terapia Dialéctica Conductual en pacientes diagnosticados de Trastorno Límite de la Personalidad (TLP). Ha participado como investigador principal o colaborador en varios proyectos financiados sobre evaluación, genética, mindfulness y tratamiento, tanto psicológico como farmacológico, de pacientes diagnosticados de TLP o de Depresión. Ha publicado más de 50 artículos en revistas indexadas y con factor de impacto y es editor asociado de la revista Mindfulness & Compassion.

Joaquim es investigador del grupo G-21 en el CIBERSAM desde su creación en 2007 y también es investigador en la red de excelencia PROMOSAM. Ha colaborado en Task Force en trastornos de la personalidad, tanto nacionales (para el Departament de Salud) como internacionales (para la World Federation of Societies of Biological Psychiatry). También es miembro de la junta de la Sociedad Europea para el Estudio de los Trastornos de la Personalidad (ESSPD) y de la Sociedad Española para el Estudio de los Trastornos de la Personalidad (SEETP) así como co-fundador y presidente de la sociedad española de Terapia Dialéctica (SP-DBT).

 

DATA: 07 de fevereiro de 2020

HORÁRIO: 08:30 às 17:00

LOCAL: Flex-In Business Center

Endereço: Rua São Sebastião 820 – Chácara Santo Antônio

 

Informações:

Cel.: (11) 942806764 (whats app)

Tel.: (11) 5089 9232

E-mail: contato@mindfulnessbrasil.com

Todos os direitos reservados © 2019 - 2020

Site desenvolvido por