Mindfulness Brasil

Caminho de Formação da OMC

O Caminho de Formação da OMC provê uma abordagem sequencial em passos que apoia o desenvolvimento de habilidades avançadas do professor de MBCT.

 

Uma descrição detalhada do Caminho de Formação da OMC é fornecido (em inglês)  aqui. Por gentileza, acesse as informações sobre a non-academic route (rota não-acadêmica). Por favor, note que, por questões geográficas, algumas alterações foram feitas no caminho para a formação no Brasil.

 

Passo 1: Formação Fundamental

Ela foi descrita acima, no documento anterior. Acesse aqui para mais detalhes (em inglês).

 

Passo 2: Aprendizagem do ensino

Você estará elegível para o passo 2 quando você:

 

  • Tiver completado todos os elementos do passo 1 (Formação Fundamental);
  • Tiver completado qualquer treinamento adicional que possa ser exigido para alunos que não tenham experiência profissional na saúde mental;
  • Tiver alcançado o nível Iniciante Avançado, definido pelo MBI-TAC, baseado na avaliação informal do ensino aos colegas que acontece no bloco avançado.

 

O passo 2 envolve conduzir pelo menos 2 grupos de MBCT sob supervisão. Idealmente esses grupos seriam conduzidos junto a um professor de MBCT mais experiente, mas reconhecemos que no Brasil encontrar um professor mais experiente com quem se possa ensinar pode não ser fácil. Quer conduza um grupo sozinho ou junto com outro professor, esses grupos devem ser supervisionados de perto por um supervisor de MBCT.

 

Veja mais detalhes aqui (em inglês)

 

Passo 3: Avaliação de Competência Formal

Você talvez queira se candidatar ao Certificado de Competência da OMC. A submissão para ele inclui a gravação de todas as 8 sessões de um curso de MBCT. Mais detalhes estão disponíveis aqui.

 

Passo 4: Educação continuada

É importante para professores de MBCT continuarem o desenvolvimento de suas habilidades, aprofundar o conhecimento experiencial, e desenvolver áreas específicas. Isso pode incluir mais estudos e participar de treinamentos, workshops e congressos. É importante compartilhar experiências e aprender colaborativamente com outros professores de mindfulness. Como parte das diretrizes de boas práticas é recomendada a prática diária contínua e que participe-se de retiros regularmente. Com o tempo, talvez você queira ser treinado para ser um professor de formação ou supervisor.

 

 

NOTA ADICIONAL: Novo Certificado de Instrutor de MBCT Formado (Trained Teacher Certificate)

 

A OMC está desenvolvendo um novo sistema de certificação que vai levar ao certificado de “Instrutor de MBCT Formado”. Detalhes dos requisitos dessa certificação ainda estão sendo decididos mas eles provavelmente incluirão: 1) completar todos os elementos da Formação Fundamental; 2) Conduzir pelo menos 2 grupos sob supervisão; 3) Receber o número de horas de supervisão de MBCT exigido; 4) O apoio do seu supervisor. Mais detalhes estarão disponíveis logo.

Todos os direitos reservados © 2019 - 2020

Site desenvolvido por