Mindfulness Brasil

ABCT -TERAPIA DE COMPAIXÃO BASEADA NOS ESTILOS DE APEGO

PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Terapia de Compaixão Baseada nos Estilos de Apego
[Attachment-Based Compassion Therapy (ABCT)]

 

FORMATO ONLINE

 

Organização / Certificação:

O Curso de Formação Profissional em ABCT é uma parceria entre o Centro “Mente Aberta” – Mindfulness Brasil da UNIFESP, e o Centro “Dharamsala Mindfulness” da Universidade de Zaragoza (Espanha).

 

Objetivo:

O Curso visa capacitar profissionais de diversas áreas (médicos, psicólogos, profissionais de saúde em geral, educadores, assistentes sociais, coaches, instrutores de técnicas holísticas), interessados em desenvolvimento pessoal, para aplicarem o programa ABCT, seguindo as suas diretrizes internacionais de “boas práticas”.

 

Pré-Requisitos:

– Diploma de graduação reconhecido pelo MEC;

– Certificado Profissional de Instrutor de Mindfulness (em centros que sigam as diretrizes internacionais de “boas práticas” – ver: https://redemindfulness.com/wp-content/uploads/2019/05/Diretrizes_BP_facilitadores.pdf);

– Curso de 8 semanas Programa Terapia de Compaixão baseada nos Estilos de Apego

 

Trajetória e Passos da Formação

A formação geral é composta por 4 Passos:

Coordenadores Gerais / Professores
Prof Dr Marcelo Demarzo

É médico especialista em Mindfulness com treinamentos na Inglaterra (Instituto Breathworks e Oxford Mindfulness Centre – Universidade de Oxford), e nos EUA (Center for Mindfulness in Medicine, Health Care, and Society – University of Massachusettscom Jon Kabat-Zinn e Saki Santorelli.

É membro honorário do Advisory Board Committee do ACCESS MBCT (https://www.accessmbct.com/).

É fundador e atual coordenador do Mente Aberta – Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde (www.mindfulnessbrasil.com), referência nacional e internacional nos programas e pesquisas sobre mindfulness.

Fez pós-doutorado em Mindfulness e Promoção da Saúde pela Universidad de Zaragoza, (Espanha).

Fez diversos cursos de aprofundamento nas tradições contemplativas e meditativas, incluindo a Psicologia Budista e Tibetana (em Dharamsala, Índia).

Junto com o Professor Javier Garcia-Campayo (Universidad de Zaragoza), desenvolveu a Terapia de Compaixão Baseada em Estilos de Apego (Attachment-Based Compassion Therapy).

É Coordenador da Especialização em Mindfulness da UNIFESP, curso de pós-graduação lato sensu inédito no Brasil.

É docente visitante da Universidad de Zaragoza (Espanha), Membro da Comissão Organizadora e Responsável pelo Módulo Prático do “Máster en Mindfulness” na mesma Instituição.

É Médico pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP (2000), tem doutorado em Patologia pela Universidade de São Paulo (2005). É especialista em Medicina de Família pela FMRP-USP, e especialista em Medicina do Exercício e do Esporte pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE).

É Professor Livre-Docente do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina/UNIFESP, São Paulo, Brasil. Tem experiência na área de Medicina Preventiva, atuando principalmente nos temas de Mindfulness, Prevenção, Promoção da Saúde, e Medicina do Exercício e da Atividade Física.

Prof Dr Javier García-Campayo

José Javier García Campayo lidera o Mestrado em Mindfulness pela Universidade de Zaragoza desde 2013, o primeiro mestrado neste assunto em uma universidade espanhola. García Campayo organiza o Congresso Internacional de Mindfulness em Zaragoza desde 2014.

García Campayo desenvolveu “Terapia de Compaixão Baseada na Terapia de Compaixão baseada em Estilos de Apego”. Além disso, desenvolveu programas de intervenção em mindfulness para empresas, sendo pioneiro nessa área na Espanha. Atualmente é vice-presidente da associação “Meditação e Ciência”.

Dr. García Campayo é coordenador do Grupo Aragão da “Rede de Pesquisa em Atividades Preventivas e Promoção da Saúde” do Instituto Carlos III de Saúde e coordena o Grupo de Pesquisa reconhecido pelo Governo de Aragão “Pesquisa em Saúde” Atenção Básica” (B-76). Além disso, desenvolveu o “Programa de Saúde Mental na Atenção Básica” da Estratégia Nacional de Saúde (ano de 2015).

Dirigiu mais de 20 teses de doutorado, publicou mais de 200 artigos de pesquisa em revistas de impacto científico, mais de 10 livros e mais de 25 capítulos de livros. Ele dirige 7 projetos de pesquisa financiados em chamadas públicas competitivas como um pesquisador principal, e muitos outros como pesquisador colaborador.

García Campayo foi presidente de vários congressos científicos. Além disso, é Diretor Científico da revista Cadernos de Medicina Psicomática. É revisor regular de revistas como Journal of Psychosomatic Research, Journal of Affective Disorder, Medicina Clínica, Plos One, General Hospital Psychiatry, Acta Psychiatrica Scandinavica, etc.

García Campayo é psiquiatra do Hospital Universitário Miguel Servet, Professor de Psiquiatria da Universidade de Zaragoza e Professor de Mestrado em Psicologia da Saúde da Universidade Nacional de Educação a Distância (UNED). Foi Presidente da Sociedade Espanhola de Medicina Psicossomática (SEMP) e em 1997 fundou a primeira Unidade de Transtornos Somatomorfo desenvolvidos na Espanha.

Bibliografia básica:

– Manual do Programa ABCT (em espanhol):

Javier García Campayo & Marcelo Demarzo. MINDFULNESS Y COMPASIÓN. La Nueva Revolución. Siglantana Editorial. 2015.

Obs.: o PDF do manual será fornecido a todos os inscritos no Curso de Formação.

– Artigos Científicos sobre o Programa ABCT (evidência científica):

https://www.researchgate.net/publication/310749001_Attachment-based_compassion_therapy (Visão Geral sobre o Programa ABCT)

https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyt.2017.00307/full?sf182365392=1 (Eficácia do Programa para Fibromialgia)

https://link.springer.com/article/10.1007/s12671-019-01302-8 (Mecanismos de Ação)

https://link.springer.com/article/10.1007/s12671-018-0896-1 (Eficácia para Promoção da Saúde)

https://www.nature.com/articles/s41598-019-52260-z (Mecanismos Neurobiológicos)

https://bmjopen.bmj.com/content/9/10/e029909.abstract (Aplicação para Ansiedade e Depressão)

 

 

Informações importantes

Curso Online de Compaixão e os Estilos de Apego – 8 semanas

Instrutor: Prof. Dr. Marcelo Demarzo

Encontro introdutório: 25/08/2020 às 17:30hs às 18:30hs

Início: 01/09/2020    Término: 20/10/2020

Horário: 18:30hs às 20:30hs

Online Interativo

OBS: Pré-requisito para a Formação Profissional em ABCT

 Próximas Turmas-  clique AQUI

 

Retiro de Imersão ABCT (2 dias)

Início: 26 e 27 de outubro de 2020

Horário: das 8:30 hs às 18:30 hs (incluídos intervalos e horário almoço)

Online Interativo

 

Teacher Training em ABCT (4 dias de imersão)

Início: 28 e 31 de outubro de 2020

Horário: das 8:30hs  às 18:30hs (incluídos intervalos e horário almoço)

Online Interativo

 

 

LINK PARA INSCRIÇÃO
Mais informações pelo email contato@mindfulnessbrasil.com

Todos os direitos reservados © 2019 - 2020

Site desenvolvido por